Rinologia

 
 

Departamento de Rinologia

 
A rinologia é a subespecialidade da otorrinolaringologia que se dedica aos problemas do nariz e dos seios perinasais. No IPFace poderá encontrar resposta a todos os problemas a que a rinologia se dedica e de acordo com o conhecimento e as técnicas mais recentes.

Os problemas mais comuns nesta área são a rinite, a sinusite e as alterações que condicionam obstrução nasal, como o desvio do septo nasal e as deformidades do nariz. Outros problemas incluem as hemorragias nasais e os tumores do nariz e dos seios perinasais.
 
 
 

A Rinologia e os seus Tratamentos

 
 
 
 
 
 
 
 
A preocupação com a função do nariz, isto é, o permitir que a pessoa respire bem, tornou a rinologia uma subespecialidade com destaque na cirurgia da rinoplastia por aliar a componente estética à componente funcional.

Relativamente às doenças inflamatórias do interior do nariz, a rinite e a sinusite, é fundamental o diagnóstico correcto para um tratamento médico adequado e, se necessário, tratamento cirúrgico. O tratamento cirúrgico actual destas doenças é minimamente invasivo, a chamada cirurgia endoscópica nasossinusal, em que é utilizado um endoscópio de 4mm para visualização do interior do nariz e das áreas doentes. Foi precisamente a cirurgia endoscópica nasossinusal que fez com que as patologias da responsabilidade da rinologia fossem sendo alargadas. Assim a rinologia também é responsável pelo tratamento cirúrgico das doenças da via lacrimal e da trompa de Eustáquio.
 
 
 
 
 

Doenças das Trompa de Eustáquio

 
A trompa de Eustáquio é o órgão que estabelece a comunicação entre o nariz e o ouvido, e que permite manter o equilíbrio de pressões do ar entre o ouvido e o exterior. Quando isso não acontece poderão sugerir problemas no ouvido e sintomas como a sensação de ouvido cheio, surdez ou dor de ouvido.
 

Doenças da Via Lacrimal

 
As doenças da via lacrimal, em particular a inflamação crónica do saco lacrimal, manifestam-se habitualmente pelo lacrimejo constante (epífora) ou presença de pus no olho popularmente conhecida por ramela.
 
 
 

Outra Patologia das vias nasais

 
 
 
 
 

A Rinoplastia

 
 
 
A rinoplastia é a cirurgia que permite a modificação da forma do nariz. É realizada com objetivos estético e/ou funcional, tornando o nariz mais bonito e harmonioso com a face ao mesmo tempo que permite que a pessoa respire bem pelo nariz.

O termo rinosseptoplastia pode ser utilizado quando se modifica a forma do nariz e se associa a correção do desvio do septo nasal (septoplastia) causador de obstrução nasal.

Do ponto de vista estético as modificações habitualmente realizadas são: tornar o nariz direito na face, remoção de bossa nasal, afilar a ponta nasal ou reduzir o tamanho do nariz. Existem outras situações como a correção de traumatismos nasais ou deformidades congénitas como o nariz de doentes com lábio leporino.

O objetivo é que o nariz operado tenha um aspeto natural, seja adequado e harmonioso na face sem a aparência de ter sido operado.

Os objetivos da cirurgia são sempre discutidos entre médico e o doente, podendo ser realizada uma simulação virtual do resultado final para melhor compreensão.
 
 
 
A rinoplastia é uma cirurgia dolorosa?
 
> Resposta
 
Qual o tempo de recuperação após a cirurgia?
 
> Resposta
 
Qual o tempo médio de duração da cirurgia?
 
> Resposta
 
Podem ser associados outros procedimentos nasais ou faciais?
 
> Resposta
 
 
 
Equipa IPFace Destacada para o Departamento
 
 
 
 
COORDENADOR DE DEPARTAMENTO
 
 
 
Equipa
 
 
 
 
 
DR. JOÃO PIMENTEL
 
 
 
PROF. DR. DAVID ÂNGELO
 
 
 
DR. DAVID SANZ
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Faça Já a sua Pré-marcação