A Artroscopia é uma técnica amplamente usada na Medicina. Permite realizar intervenções cirúrgicas minimamente invasivas em várias articulações do corpo humano como a articulação temporomandibular.

O início da cirurgia minimamente invasiva


Foi o Dr. Onishi que em 1975, pela primeira vez introduziu um artroscópio na Articulação Temporomandibular (ATM). Foi o início da cirurgia minimamente invasiva para tratamento de problemas intra-articulares na ATM.

Esta técnica permite a introdução de uma câmara muito pequena dentro da articulação e fazer um diagnóstico com rigor. Também permite realizar pequenas intervenções de reposicionamento do disco, tratamento de zonas de inflamação crónica intra-articular, eliminar adesões da articulação, etc.

Existem hoje muitos estudos científicos de qualidade que recomendam a artroscopia para tratamentos intra-articulares com taxas de sucesso superiores a 90% em algumas séries. Esta técnica permite recuperação rápida e deixa uma pequena marca na pele praticamente imperceptível, com o doente a ter alta 6-8h após a intervenção.

No IPF temos ampla experiência em artroscopia da ATM e acreditamos que temos uma responsabilidade importante na partilha do conhecimento. Realizamos anualmente um curso de Artroscopia da ATM no Instituto de Anatomia da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.

Veja os nossos testemunhos pós artroscopia e não hesite em contactar-nos se tiver alguma dúvida.