Após uma cirurgia ortognática, mentoplastia, cirurgia oral surge a dúvida acerca do que podemos comer. Este post vai incidir sobretudo no que não deve comer.

Os alimentos ácidos podem atrasar a cicatrização dos tecidos, agravar o desconforto oral e em alguns casos pode dar a sensação de ardor (queimadura) oral, por isso evite alimentação à base de tomate, limão, laranja, toranja, etc. Se por acaso decidir usar estes alimentos misture por exemplo com leite/natas para diminuir a acidez.

Alimentos de pequenas dimensões como sementes, pipocas e outras similares podem introduzir-se em algum orifício da cicatriz oral e atrasar a cicatrização. Em alguns casos podem causar infecção e complicar o pós operatório. Por este motivo, estes pequenos alimentos estão proibidos até garantir que a cicatrização está completa.

Gosta de comida picante? Nós também, mas no pós operatório de uma cirurgia maxilofacial deve evitar este tipo de alimentos porque podem originar desconforto oral e dor. Quando os tecidos tiverem cicatrizados poderá ir ao mexicano e abusar do picante.

Comida à parte, no IPF entregamos um colutório para realizar os seus bochechos de higienização oral. O colutório do IPF tem as propriedades certas para melhorar a cicatrização e não agravar a sua sintomatologia. Caso não tenha sido operado por nós, saiba que deve usar um colutório sem álcool, pois o álcool é altamente agressivo para as mucosas orais.

Se é fumador, sabe que vamos dizer-lhe para não fumar, certo? Faça um esforço extra e quem sabe, é desta que deixa de fumar.


Evite estes alimentos durante os primeiros 15 dias após a sua intervenção e garanta um melhor pós operatório.