Departamento de Dor Orofacial do Instituto Português da Face lidera projeto de tratamento não-cirúrgico da Articulação Temporomandibular


O tratamento conservador mais comum para os diversos problemas da articulação temporomandibular são as goteiras ou placas oclusais. Consistem em dispositivos que se encaixam nos dentes na tentativa de minimizar a tensão muscular e a pressão articular. A verdade é que a maioria dos estudos apresenta resultados favoráveis a curto prazo com estes dispositivos, mas a longo prazo os resultados são semelhantes a outros tratamentos conservadores. Um dos principais problemas das goteiras ou placas oclusais é que não reeducam o cérebro a melhorar os comportamentos de apertamento dentário. E se houvesse outra opção não cirúrgica para alguns dos problemas da ATM?

No IPFACE, somos pioneiros no uso de dispositivos que se adaptam no ouvido e que permitem um mecanismo de biofeedback para relaxar os músculos da face e diminuir a tensão na articulação temporomandibular. Imagine que cada vez que aperta os dentes recebe um estímulo para relaxar? É exactamente este o conceito deste inovador tratamento do IPFACE. 

Com este dispositivo, que pode usar 24/h por dia, vai diminuir o impacto dos seus dentes, reduzindo a tensão muscular e reduzindo a pressão na articulação temporomandibular. 

Este dispositivo é feito à medida de cada doente com tecnologia de impressão 3D, permitindo o máximo conforto ao doente. O objectivo deste dispositivo é de melhorar a sua tensão durante o dia, mas também melhorar o bruxismo noturno (ranger os dentes à noite). Se sente dores de cabeça, stress, ansiedade, se range os dentes talvez encontre a sua solução no Instituto Português da Face
>> Faça a sua marcação.