Após um procedimento cirúrgico, o período de pós-operatório é fundamental para a boa recuperação dos pacientes.

No Instituto Português da Face, temos uma lista de recomendações que consideramos essenciais seguir no pós-operatório de intervenções cirúrgicas orais ou maxilofaciais.

Cuidados a ter no pós-operatório

1. Deve estar acompanhado por um adulto responsável, nas primeiras 24h após a intervenção e tomar a medicação prescrita;

2. Deve medir a temperatura todos os dias e ficar alerta se tiver temperaturas superiores a 38ºC;

3. Deve reduzir a atividade física durante 7 dias após a intervenção;

4. Deve aplicar gelo local durante 15/20 min, de 20 em 20 minutos nos primeiros 7 dias;

5. Deve repousar ao longo do dia mas tente realizar alguns movimentos de abertura da boca sem cargas intensas. (i.e. mastigue muito suavemente uma pastilha elástica de modo a manter a atividade muscular);

6. Deve iniciar com uma alimentação líquida ou mole, progredindo para o seu regime habitual, conforme tolerância alimentar. Deve beber cerca de 2 litros de água/dia para reforçar a hidratação;

7. Deve manter a cabeça elevada em relação ao resto do corpo. Durma com duas almofadas para obter um ângulo de cabeceira com cerca de 45º. Isto vai ajudar a reduzir o edema.

8. Se faz medicação habitualmente, retome quando chegar a casa.

9. Um dos fatores mais importantes é a boa higiene oral. Use o kit de cuidados pós operatório disponibilizado pelo Instituto Português da Face e siga as instruções.

10. Hidrate os lábios com vaselina purificada 3x por dia.

11. Não fume.

12. Se notar algum sinal de infeção ou hemorragia contacte o Instituto Português da Face.

Se seguir estas recomendações irá melhorar significativamente a sua experiência pós cirúrgica.

Se tiver dúvidas sobre cuidados pós-operatórios, contacte a nossa equipa.