Planeamento 3D na cirurgia ortognática

O planeamento digital cirúrgico utilizado nas cirurgias realizadas no Instituto Português da Face veio aumentar a eficiência e precisão da cirurgia ortognática para a correção de deformidades dentofaciais.

por Dr. David Sanz

O que é a cirurgia ortognática?
É a cirurgia que corrige as assimetrias faciais com o objetivo de alcançar um equilíbrio entre a face e os dentes.

O que é o planeamento 3D da cirurgia ortognática?
No Instituto Português da Face, através de um software de planeamento 3D, o cirurgião introduz a tomografia axial computadorizada (TAC), fotografias e modelos dentários do doente e programa com elevada precisão os movimentos dos maxilares durante a cirurgia.

Este planeamento 3D revolucionou a cirurgia ortognática, uma vez que possibilita um trabalho pré-cirúrgico rigoroso, possibilitando a visualização dos movimentos dentários e esqueléticos que ocorrerão. Deste modo, o próprio doente pode também visualizar o seu caso durante a planificação constituindo-se parte integrante do processo e dos resultados que serão obtidos.

Em complementaridade, com recurso a impressoras 3D, é possível imprimir guias cirúrgicos de orientação dos cortes dos maxilares. Desta forma, as osteotomias (“corte do osso”) são previamente planeadas e replicadas nos maxilares do doente no momento da cirurgia.

Além disso, é possível imprimir placas customizadas para a fixação dos maxilares ou para a correção de deformidades dentofaciais.

Quais são as vantagens das placas customizadas na cirurgia ortognática?
- anatómicas e biocompatíveis
- redução da duração da cirurgia
- evita o mal posicionamento das bases ósseas
- sem necessidade de adaptar peças pré-fabricadas
- confiabilidade no pós-operatório
- redução significativa na recuperação pós-cirúrgica

Planeamento 3D de cirurgia ortognática bimaxilar e mentoplastia com desenho de placas customizadas de fixação na maxila e mento

Planeamento 3D de mentoplastia com recurso a placas customizadas de fixação e próteses bilaterais de ângulos mandibulares para masculinização da face

A Mentoplastia

Saiba mais sobre a Cirurgia Ortognática.

A Cirurgia Ortognática

O planeamento facial 3D na Cirurgia Ortognática.

A Simetria da Face e do Sorriso

Torne a sua face e sorriso mais simétricos.