Rinologia

 
 
Saiba Mais
 
 

COORDENADOR DE DEPARTAMENTO

 
 
Dr. João Pimentel
 

Dr. João Pimentel

 
 
 
A rinologia é a subespecialidade da otorrinolaringologia que se dedica aos problemas do nariz e dos seios perinasais.
 
 
 
 

Outros Médicos

 
 
 
 
DR. DAVID ÂNGELO
 

Prof. DR. DAVID ÂNGELO

 
MÉDICO
 
 
 
Dr. David Sanz
 

Dr. David Sanz

 
MÉDICO
 
 
 
 
 
 
 

Rinologia

 
 
 
 
Os problemas mais comuns nesta área são a rinite, a sinusite e as alterações que condicionam obstrução nasal, como o desvio do septo nasal e as deformidades do nariz. Outros problemas incluem as hemorragias nasais e os tumores do nariz e dos seios perinasais.

A preocupação com a função do nariz, isto é, o permitir que a pessoa respire bem, tornou a rinologia uma subespecialidade com destaque na cirurgia da rinoplastia por aliar a componente estética à componente funcional.

Relativamente às ... Leia mais
 
 
 
 
 

Rinossinusite

 
 
A Rinossinusite é a inflamação da cavidade nasal e dos seios perinasais. Doentes que apresentem obstrução nasal, corrimento nasal e alterações do olfato são suscetíveis de apresentar rinossinusite como causa da dor orofacial. A Sociedade Europeia de Cefaleias validou a rinossinusite aguda como causa de Dor Orofacial.

A rinossinusite pode ser aguda ou crónica, se a duração dos sintomas é inferior ou superior a 12 semanas, respetivamente. Se crónica, classifica-se em rinossinusite crónica com pólipos nasais e rinossinusite crónica sem pólipos nasais.

Sabe-se que a rinossinusite afeta cerca de 5-15% da população europeia. De acordo com o European Position Paper on Rhinosinusitis and Nasal Polyps (EPOS) a rinossinusite é definida pela presença de 2 ou mais sintomas, um dos quais deverá incluir a congestão/obstrução nasal ou o corrimento nasal anterior/posterior (Tabela). Para confirmação ... Leia mais
 
 
 
 
 
 
 

Rinoplastia

 
 
 
 
A rinoplastia é a cirurgia que permite a modificação da forma do nariz. É realizada com objetivos estético e/ou funcional, tornando o nariz mais bonito e harmonioso com a face ao mesmo tempo que permite que a pessoa respire bem pelo nariz.

O termo rinosseptoplastia pode ser utilizado quando se modifica a forma do nariz e se associa a correção do desvio do septo nasal (septoplastia) causador de obstrução nasal.

Do ponto de vista estético as modificações habitualmente realizadas são: tornar o nariz direito na face, remoção de bossa nasal, afilar a ponta nasal ou reduzir o tamanho do nariz. Existem outras situações como a correção de traumatismos nasais ou deformidades congénitas como o nariz de doentes com lábio leporino.

O objetivo é que o nariz operado tenha um aspeto natural, seja adequado e harmonioso na face sem a aparência de ter sido operado.

Os objetivos da cirurgia são sempre ... Leia mais
 
 
 
 
 
 

Tratamentos

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Artigos Relacionados

 
 
 articulação temporomandibular - Instituto Português da Face
 
Será que eu tenho sinusite?
 
São muitas as pessoas que acreditam ter sinusite. A sinu...(continuar a ler)