Equipa

 
Conheça a nossa equipa
 
 
 
Rúben Araújo - Instituto Português da Face
 
 

Rúben Araújo

 

Investigador

 

 
Formado numa das melhores faculdades de Engenharia de Portugal, o Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL), é detentor de uma Licenciatura em Engenharia Mecânica, tendo-se especializado anos mais tarde com um Mestrado em Engenharia Mecânica, no ramo de Manutenção e Produção.

Após uma curta passagem pelo mundo de trabalho em Portugal, no ramo da indústria transformadora de Energia, assumiu em 2012 um novo desafio na carreira, dando um salto para a Engenharia Petrolífera na Escandinávia, nomeadamente na Noruega, onde viria a desempenhar vários cargos, desde Engenheiro de Produto, Projeto e mais tarde de Ciclo de Vida (Life Cycle Engineer). Foi responsável pelo design de vários produtos, desde a sua fase de conceito, pela produção, teste e aceitação em fábrica dos mesmos (FAT – Factory Acceptance Tests), tanto a nível nacional (Noruega), como a nível internacional (Polónia).

Em 2017, decidiu retornar a Portugal, motivado por uma antiga paixão de conseguir conciliar o mundo da Engenharia com a Medicina. Regressou à sua alma mater (ISEL), onde complementou com distinção a sua educação com um novo Mestrado, desta feita em Engenharia Biomédica.

Envolveu-se em vários aspetos da vida académica (Secretário da Comissão de Mestrado de Engenharia Biomédica, delegado de turma, responsável ERASMUS, entre outros cargos), tendo inclusive formado um novo capítulo do IEEE no ISEL, a maior organização mundial de profissionais técnicos, nomeadamente a EMBS (Engineering in Medicine and Biology Society) dedicada maioritariamente aos profissionais de Engenharia Biomédica e Saúde. Durante este tempo, assumiu o cargo de Chair do Student Branch do ISEL e colaborou em vários projetos de investigação no Laboratório de Engenharia e Saúde do ISEL.

O mundo da investigação, formação e acompanhamento de novos talentos no mundo universitário, são paixões pessoais. Interessa-se igualmente pelas novas tecnologias como medicina regenerativa, impressão 3D, Big Data e Machine Learning aplicada à identificação e procura de biomarcardores para a descoberta de novas e promissoras terapias direcionadas para as mais variadas patologias.