CANDIDÍASE CRÓNICA

 
 

A Candidíase Crónica

O que é?
É uma infecção por um fungo que quase toda a população apresenta na cavidade oral, mas que em estados de baixa de imunidade por exemplo, infecta a mucosa oral. Se essa infecção não for tratada pode tornar-se crónica.

Quais os Sinais e Sintomas?
A Candidíase crónica pode apresentar-se essencialmente em duas formas: branca e vermelha:
  • Lesões brancas espessadas no bordo lateral da língua ou atrás das comissuras labiais
  • Lesões avermelhada no dorso da língua

Pode Malignizar?
Algumas formas de candidíase crónica são potencialmente malignas pelo que, se não sofrer resolução com o tratamento médico, poderão malignizar. Desta forma, é essencial um correcto diagnóstico e abordagem destas lesões evitando uma possível transformação maligna.

Tem Tratamento?
Sim. O tratamento é realizado através de medicação específica. Se as lesões permanecerem após o tratamento médico, deverá ser realizado outro tipo de tratamento. Não hesite em contactar a nossa equipa de Medicina Oral que estará disposta a ajudá-lo em todos os passos do tratamento.

A Endoscopia de Contacto no Líquen Plano Oral
A Endoscopia de Contacto é um exame não-invasivo, indolor, através do qual se conseguem identificar os fungos na cavidade oral, e, na candidíase crónica, realiza um rastreio das células que poderão ser potencialmente malignas, guiando o tratamento e follow-up do doente.
 
 
 
 
 

Faça Já a sua Pré-marcação