Implantologia Avançada

 
 

Departamento de Implantologia Avançada

 
O Instituto Português da Face dispõe dos tratamentos mais avançados na área da implantologia. Principalmente para quem sofre da ausência de dentes já num estado avançado, o Edentulismo.

Quando existe uma perda de osso muito grande nos maxilares os implantes zigomáticos podem ser a solução ideal. Com apenas uma intervenção e sem dolorosos enxertos ósseos podemos devolver um novo sorriso.
 
 
 

Tratamentos da Implantologia Avançada

 
 
 
 
 
 
 
 

Implantes Zigomáticos

 
Grande parte da população perdeu dentes muito cedo e por ter usado uma prótese removível durante parte da sua vida perdeu muito osso do maxilar. Sem osso no maxilar é complicado fazer uma reabilitação adequada com implantes tradicionais.

No IPFACE, sem enxertos de osso, sem necessidade de múltiplas intervenções, podemos em apenas 1 intervenção reabilitar a maxila utilizando implantes zigomáticos.

Esta técnica é muito previsível e de recuperação rápida para o doente. Permite um novo sorriso em apenas 1 dia com uma prótese fixa, permitindo mastigar e sorrir com conforto.
 
 
 
 
 

Sinais e sintomas

 
O osso maxilar e mandibular suportam os dentes. São também estes ossos que vão suportar os implantes dentários para reabiliatação oral.

A maioria dos doentes que nos procura apresenta as seguintes queixas:
1- Sensação de prótese mal ajustada
2- Dor nos maxilares por prótese mal ajustada
3- Insucesso de tratamento prévio com implantes dentários
4- Infecção e perda de implantes dentários
5- Insucesso de enxerto ósseo nos maxilares
6- Pouco osso nos maxilares
7- Dificuldade em alimentar-se por traumatismo oral associado à prótese
 

Diagnóstico

 
A equipa do Instituto Português da Face irá pedir-lhe para preencher alguns questionários, fazer uma história clínica e um exame objetivo adequados para obter um diagnóstico rigoroso do seu caso.

Após a primeira consulta, pode haver necessidade de solicitar:
  • Tomografia Computatorizada aos maxilares e/ou
  • Ortopantomografia
 

Tratamento

 
Implantes Zigomáticos
Os implantes zigomáticos são uma solução alternativa aos implantes tradicionais, quando estes não podem ser usados por haver pouco osso. Estes implantes são colocados no osso zigomático, localizado acima do maxilar, na zona a que normalmente chamamos de “maçã do rosto”. Os implantes zigomáticos foram desenvolvidos para quem perdeu muito osso nos maxilares ou pessoas que já tenham tentado os implantes dentários clássicos no passado, sem sucesso.

Quais são as principais vantagens dos Implantes Zigomáticos?
1- O doente evita realizar enxertos ósseos;
2- É uma técnica previsível e segura;
3- É uma técnica realizada sob anestesia geral, com a prótese fixa nos implantes no dia da intervenção;
4- Menor invasão do seio maxilar com maior taxa de sucesso destes implantes;
5- É possível realizar carga imediata na esmagadora maioria dos casos;
6- O nível de satisfação dos doentes com implantes zigomáticos é muito elevado, com estudos a mostrarem taxas de sucesso de 97% em 12 anos.

Implantes Subperiósteos Customizados
Os implantes subperiósteos customizados são uma alternativa para doentes que tenham um osso zigomático de pequenas dimensões ou para doentes em que os próprios implantes zigomáticos tenham falhado.
 
 
 

O Edentulismo (ausência de dentes)

 
O edentulismo (não ter dentes) é um problema de saúde pública que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Define-se edentulismo por uma perda total dos dentes permanentes. A Organização Mundial de Saúde, revela que 30% dos indivíduos com idades compreendidas entre 65 e 74 são edentulos. O edentulismo afeta cerca de 7% da população portuguesa. O ser humano vai perdendo a dentição permanente ao longo da vida, não só devido a processos patológicos (como a lesões cariosas e a doença periodontal, mas também a traumatismos e à presença do cancro oral), mas também devido a processos não patológicos, relacionados com procedimentos dentários (por exemplo a acessibilidade aos cuidados de saúde oral, as preferências do doente e as suas opções de tratamento, a assiduidade às consultas médico dentárias, a atitude do médico dentista e também às particularidades do sistema de saúde)A perda de todos os dentes da cavidade oral tem um impacto bastante significativo. Para além das limitações funcionais, ocorrem também limitações psicológicas e sociais, com repercussões negativas na qualidade de vida e bem-estar. Como consequências do edentulismo podemos destacar:

1- Dificuldade na Mastigação
A eficácia da função mastigatória está diretamente relacionada com a presença de dentes na boca, pelo que o primeiro passo da digestão, onde se forma o bolo alimentar, fica comprometida pela ausência de dentes;

2- Dificuldade na Comunicação
Sendo a comunicação essencial ao bem-estar biopsicossocial do ser humano, o edentulismo representa uma barreira à comunicação harmoniosa entre indivíduos;

3- Compromisso da Estética Facial
Como consequência da falta de dentes, a estética facial fica comprometida. Por um lado, devido à ausência dos dentes naturais, por outro, devido à perda do suporte facial, resultando no aspeto envelhecido do indivíduo. A forma da face e a sua estética estão intimamente relacionadas com a altura do terço inferior da face, e por isso, a perda de dentes e a consequente reabsorção óssea são fatores importantes a ter em consideração.
 

REABSORÇÃO / ARTROFIA OSSO MAXILARES

 
A consequência de ficar sem dentes na boca é o inicio de um processo de artrofia / reabsorção óssea progressivo. Este processo de reabsorção do osso é agravado e acelerado ao usar uma prótese dentária removível. Sabemos hoje que a idade, o sexo, a duração do edentulismo, a estrutura facial, os hábitos parafuncionais, o número prévio de próteses usadas, a higiene oral, a carga oclusal, a nutrição e o uso de medicação para a osteoporose são todos fatores que influenciam a artrofia / reabsorção óssea. Com o passar dos anos o processo de reabsorção aumenta e a dificuldade de tratamento é maior.
 
 
 
Equipa IPFace Destacada para o Departamento
 
 
 
 
COORDENADOR DE DEPARTAMENTO
 
 
 
Equipa
 
 
 
 
 
PROF. DOUTOR DAVID ÂNGELO
 
 
 
DR. DAVID SANZ
 
MARIA DO CARMO
 
 
 
ANGELA LEAL
 
SHANNA SOARES
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Faça Já a sua Pré-marcação