Neurologia

 
 

Departamento de Neurologia e Cefaleias

 
O departamento de Neurologia e Cefaleias do Instituto Português da Face dedica-se ao diagnóstico e tratamento de cefaleias e outras dores faciais.

O termo ‘cefaleia’ significa dor ou desconforto em qualquer parte da cabeça. Pode apresentar-se isoladamente mas, habitualmente, associa-se a outros sintomas. Existem variadíssimos tipos de cefaleia, num total de 14 grandes grupos, segundo a Classificação Internacional de Cefaleias.
 
 
 

Tipos de Cefaleias

 
 
 
 
 
 
 
 

Cefaleias Primárias e Secundárias

 
Um cefaleia primária é uma doença por si só e, portanto, não corresponde a um sintoma de outra patologia. É causada pela desregulação de determinadas estruturas sensíveis à dor e a sua modulação cerebral. Incluem a enxaqueca (com ou sem aura), a cefaleia de tensão ou a cefaleia trigémino-autonómica (cefaleia em salvas).

O seu diagnóstico assenta na correcta realização da história clínica e do exame neurológico, não carecendo habitualmente de exames complementares.

Por outro lado, quando a cefaleia é o sintoma resultante de uma doença subjacente é considerada cefaleia secundária. Pode ser resultante de doenças cerebrais, por vezes graves (como tumores, AVCs, meningites), pela afecção de outras estruturas cranianas e da face (por exemplo. associadas a infecções dentárias, sinusite, otites ou por disfunção da articulação temporo-mandibular) ou por patologias orgânicas que afectam o cérebro (como a hipertensão arterial, por exemplo)
 
 
 
 
 

Cefaleias e outras Dores Faciais

 
 
 
 
Equipa IPFace Destacada para o Departamento
 
 
 
 
COORDENADORA DE DEPARTAMENTO
 
 
 
Equipa
 
 
 
 
 
DRª. LIA LEITÃO
 
 
 
PROF. DR. DAVID ÂNGELO
 
 
 
ADRIANO ROCKLAND
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Faça Já a sua Pré-marcação