O Peeling Químico

 
 

Saiba mais sobre o Peeling Químico

 

por Instituto Português da Face

 
Share on Facebook
Tweet
 
A pele é o maior órgão do corpo humano. O envelhecimento cutâneo é um processo progressivo, o qual nunca para e é influenciado por inúmeros factores. Fisiologicamenteo envelhecimento cutâneo está associado à perda de tecido fibroso. A renovação celulartorna-se mais lenta, devido ao metabolismo humano. Devido a diversas situações, como idade, metabolismo, cuidados diários, medicação e exposição solar, podem surgir, ao decorrer do tempo, manchas, rugas, sinais, etc. Hoje em dia existem Peelings fantásticos. Graças à Nanotecnologia, é possível ter o efeito de um Peeling Químico de alta eficácia, sem danos cutâneos e sem privar a vida pessoal, social e profissional dos nossos pacientes. Já não se usam os Peelings agressivos, como os conhecidos TCA (Blue Peel), onde os pacientes ficam incapazes de fazer a sua vida social, devido à extrema escamação cutânea.

O IPF tem como objectivo, garantir aos nossos pacientes um serviço e atendimento superior ao existente no mercado, trabalhando com produtos altamente eficazes e 100% seguros.

O que é um Peeling Químico?

O objetivo de um Peeling químico é o aceleramento do processo de renovação celular. Provoca uma descamação, a qual promove uma renovação cutânea nas camadas mais profundas da pele e proporcionando assim um visual mais rejuvenescido com menos manchas, rugas e irregularidades dérmicas. É um procedimento simples e bastante eficaz, recomendado para pessoas que queiram uniformizar a textura da pele, clarear manchas, atenuar marcas, sinais, cicatrizes (por exemplo de acne), rugas e estimular a renovação celular da pele. Por norma é aplicada umas substâncias sobre a pele limpa, deixando-as actuar e seguir o protocolo específico. Os princípios activos são escolhidos previamente e com cuidado, consoante o objectivo do paciente.

Em que zonas podem-se fazer um Peeling Químico?

Embora sejam utilizados principalmente no rosto, pescoço, colo e mãos, também podem ser utilizados no resto do corpo. Graças à nanotecnologia e variedade dos nossos produtos, é possível adaptar e personalizar o tratamento, consoante os desejos dos nossos pacientes.

Quais os tipos de Peelings Químicos?

Existem inúmeros tipos de Peelings, agressivos e menos agressivos. Todos eles devem ser escolhidos com muito cuidado e vão variar conforme o tipo de pele, grau de envelhecimento, fototipo e resultado esperado. Os mais frequentes são os seguintes:

  • Peelings superficiais com ácido glicólico, mandélico ou retinóico (descamação leve, retirando apenas as lesões mais superficiais da epiderme);
  • Peelings médicos profundos com ácido tricloroacético TCA ou Blue Peel (descamação intensa, necessitando de 7 a 14 dias de recuperação);
  • Peelings médicos profundos com fenol ou laser de CO2 (levam à formação de crostas, as quais demoram até 21 dias para caírem.)

Quantas sessões são necessárias?

Como assim descrito existem inúmeros tipos de Peelings químicos. O número de sessões depende de muitos factores, como por exemplo o tipo de pele, grau de envelhecimento, fototipo e resultado esperado. Por norma uma a seis sessões, consoante a necessidade e expectativa do paciente.

Quais os tipos de pele que correspondem melhor a um Peeling químico?

Existe uma tabela que define o grau de envelhecimento cutâneo, a classificação de Dr. Richard Glogau que possibilita a quantificação do nível de envelhecimento, permitindo assim uma melhor escolha do tratamento.

Tipo I – Sem rugas (20-30 anos)

  • Discretas alterações na pigmentação
  • Rugas mínimas, quase não visíveis
  • Sem ceratoses
  • Utiliza mínima ou nenhuma maquilhagem

Tipo II – Moderada (30-40 anos)

  • Ceratoses palpáveis, mas não visíveis
  • Rugas de expressão começam a aparecer
  • Manchas senis precoces visíveis
  • Utiliza pouca maquilhagem

Tipo III – Avançada (50 anos ou mais)

  • Discromia evidente
  • Telangiectasia
  • Rugas presentes, mesmo sem movimentos
  • Ceratoses visíveis
  • Aspeto abatido, sempre cansado
  • Utiliza sempre maquiagem sempre

Tipo IV – Grave (60 ou 70 anos)
  • Pele amarelo-acinzentada
  • Discromias
  • Telangiectasia
  • Lesões malignas cutâneas anteriores
  • Ceratoses visíveis
  • Não pode ser usada maquilhagem

Qual tipo de Peeling químico corresponde melhor ao meu fototipo cutâneo?

É essencial a análise do fototipo cutâneo de acordo com a escala de Thomaz Fitzpatrick e a utilização correta diária de um protetor solar adequado, assim como a reaplicação diária do filtro solar por parte do cliente.

Onde posso realizar um Peeling químico 100% seguro?

O procedimento é realizado em consultório médico. Não é necessária a aplicação de anestesia, nem existe a necessidade de internamento clínico.

A realização de um Peeling químico dói?

Por norma os nossos pacientes não sentem dor, mas se sentir algo, são umas ligeiras “picadas” que se suportam muito bem.

Sou obrigada a afastar-me do meu local de trabalho?

Não é necessário o afastamento do seu trabalho e pode fazer a sua vida normal.

Quanto tempo tenho que andar sem maquilhagem?

24 horas depois já se pode maquilhar. Se sentir desconforto deixe de usar maquilhagem até passar essa sensação.

Sou obrigada a abdicar das minhas actividades desportivas?

Não é necessário. Pode fazer a sua vida normal depois de 24 horas.

Os Peelings químicos têm contra-indicações?

A partir do momento que trabalhamos com um ser humano temos que ter a noção que podem sempre surgir complicações, pois todas as pessoas podem reagir de forma diferente. Por isso a importância de uma anamnese, ou seja, de uma consulta prévia antes da realização de qualquer tipo de tratamento estético. As contraindicações e cuidados antes e depois do peeling serão indicadas durante essa sessão. Podem surgir as seguintes situações: cicatrizes, infecções, hipopigmentação (manchas claras), hiperpigmentação (manchas escuras), ardor e comichão. Todas estas situações são totalmente reversíveis com o tratamento adequado.

O que posso fazer para evitar complicações?

Marcar uma consulta prévia para esclarecimento de todas as dúvidas e a preparação da pele com os produtos recomendados.

Quais os cuidados que tenho que ter após a realização de um Peeling químico?

Evitar a exposição solar, colocar os produtos recomendados e seguir o protocolo combinado.
 
 
 
 

Outros artigos relacionados

 
 
 
Rejuvenescimento Facial
 
Combata o ar cansado!
 
 
 
Estética Facial sem Cirurgia
 
Saiba mais sobre a Estética Facial sem cirurgia.
 
 
 
Tratar Rugas de Expressão
 
Tratamentos para tratar rugas de expressão.
 
 
 
 
 
 
 

Faça Já a sua Pré-marcação