LÍNGUA GEOGRÁFICA

 
 

A LÍNGUA GEOGRÁFICA

O que é?
A Língua Geográfica é uma patologia inflamatória benigna das papilas gustativas filiformes da língua, que se apresenta como lesões exuberantes que se assemelham a um mapa - daí o seu nome.

Existem alguns sinónimos do qual destacamos Glossite Migratória Benigna, que espelha o carácter migratório destas lesões: vão alterando o local inflamado da língua em cada episódio, alternando com períodos em que a língua não apresente qualquer lesão!

Afecta 3% da população. Afecta 33% das pessoas que têm Língua Fissurada. É também mais comum em pessoas com psoríase, asma, eczema e que tomam determinados medicamentos.
Afecta quase exclusivamente adultos, mas já foi descrito em crianças.

Deve procurar tratamento Médico?
Deve procurar um Médico que possa despistar lesões orais que se assemelham à Língua Geográfica mas que na realidade poderão ser mais graves. E também um Médico que saiba aconselhá-lo em como diminuir o desconforto das crises de inflamação, mas também que possa tranquilizá-lo quanto à natureza da doença.
No Instituto Português da Face contamos uma equipa de Medicina Oral que dispõe de LASER através da fotobiomodelação para os doentes que apresentam episódios dolorosos e de maior inflamação. Cada caso é um caso, e cada pessoa deve procurar o melhor acompanhamento para si junto de alguém em quem confie.
 
 
 
 
 

Faça Já a sua Pré-marcação