MUCOSITE PÓS-TRATAMENTOS ONCOLÓGICOS

 
 

A MUCOSITE PÓS-QUIMIOTERAPIA E RADIOTERAPIA

A mucosite é um processo inflamatório da mucosa oral devido à radiação da Radioterapia em Cabeça e Pescoço e / ou da Quimioterapia em doentes oncológicos.

Como se manifesta?
A mucosite começa a manifestar-se entre a 1ª e a 2ª semanas de tratamento. Apresenta 4 graus de gravidade crescente, caracterizados clinicamente por:

  • Eritema (vermelhidão) da mucosa
  • Ulcerações
  • Dor
  • Dificuldade na alimentação e na deglutição
  • Dificuldade a falar

O diagnóstico de Candidíase e de Herpes, por apresentarem manifestações semelhantes à Mucosite, deverá ser obrigatoriamente excluído. O próprio tratamento predispõe a mucosa a estas infecções. E estas infecções, quando presentes, se não forem tratadas, agravam a mucosite.

É um efeito adverso praticamente inevitável mas que se pode ser minimizado através de LASER de baixa intensidade - um tipo de LASER que dispomos no Instituto Português da Face e que é indolor, sobretudo se aplicado desde o inicio do tratamento oncológico.

Se vai realizar, está a realizar ou já realizou radioterapia e / ou quimioterapia, aconselhe-se com a nossa equipa!
 
 
 
 
 

Faça Já a sua Pré-marcação