Cirurgia Plástica Facial

 
 
Saiba Mais
 
 

COORDENADOR DE DEPARTAMENTO

 
 
Dr. João Pimentel
 

Dr. João Pimentel

 
 
 
 
 
Dr. David Sanz
 

Dr. David Sanz

 
MÉDICO
 
 
 
 
 
 
 

Blefaroplastia

 
 
 
 
A blefaroplastia é o nome da cirurgia realizada para melhoria da aparência e/ou função das pálpebras. É a cirurgia que permite o rejuvenescimento da área em torno dos olhos.

A cirurgia pode ser dirigida à pálpebra superior (blefaroplastia superior), à pálpebra inferior (blefaroplastia inferior) ou a ambas.

O envelhecimento da pálpebra superior causa excesso de pele que altera o normal contorno da pálpebra e que pode interferir no campo de visão.

No caso da pálpebra inferior a queixa habitual são os “papos”, que correspondem às bolsas de gordura.

A blefaroplastia superior consiste na remoção criteriosa do excesso de pele e, quando indicada, na remoção concomitante de músculo e/ou de gordura. A incisão é realizada no sulco natural da pálpebra superior tornando-a invisível.

Na blefaroplastia inferior, dependendo da gravidade do caso, é removido o excesso de gordura ou, utilizando as técnicas mais recentes, é realizado o reposicionamento da gordura em direcção à bochecha. Desta forma obtém-se um contorno natural da pálpebra inferior, sem papos ou sulcos. Na blefaroplastia inferior a incisão pode ser realizada na pele ou na face interna da pálpebra (blefaroplastia inferior transconjuntival).
 
 
 
 
 
 

Facelift

 
 
 
 
A cirurgia de facelift, também chamada de ritidectomia, é a cirurgia que permite o rejuvenescimento da face e do pescoço. Permite o reposicionamento (o chamado lift) das estruturas da face e do pescoço que, com a idade, descaíram e que dão a aparência de uma face envelhecida. Alguns dos sinais de envelhecimento facial que são corrigidos com esta cirurgia são: os sulcos nasolabiais profundos, bochechas caídas, perda de definição da linha da mandíbula e o duplo queixo.

A cirurgia de facelift sofreu grandes modificações nos últimos anos. O chamado facelift subcutâneo em que apenas a pele era tratada cirurgicamente dava à face o aspecto de face operada, repuxada e com uma aparência pouco natural.
Actualmente esta técnica foi substituída pelas técnicas de deep plane facelift que permitem resultados mais naturais e duradouros. Nestas técnicas recentes, em vez de se reposicionar a pele, são os tecidos que se encontram num plano profundo em relação à pele (músculos, ligamentos e bolsas de gordura) que são reposicionados (daí o termo deep plane=plano profundo). Assim, a pele que recobre estes tecidos reposicionados não fica em tensão e com a aparência repuxada das técnicas anteriores.

A cirurgia de facelift pode associar-se ao tratamento do pescoço (neck lift) em que o relaxamento dos músculos do pescoço é corrigido e o excesso de pele removida para desaparecimento do duplo queixo e melhor definição da linha da mandíbula.

As incisões nesta cirurgia são colocadas de forma a que não sejam visíveis mesmo em penteados com o cabelo apanhado (rabo de cavalo).
 
 
 
 
 
 

Otoplastia

 
 
 
 
A otoplastia é o procedimento cirúrgico utilizado para correção da forma e posição das orelhas. São várias as deformidades possíveis, das quais a mais frequente é a orelha de abano. A orelha de abano caracteriza-se pelo afastamento da orelha em relação à cabeça, em que a chamada anti-hélix não se encontra adequadamente formada e a concha está em excesso. A otoplastia vai procurar recriar a normal anatomia da orelha, corrigindo as alterações descritas anteriormente, e reposicionar corretamente a orelha em relação à cabeça.

A otoplastia é habitualmente realizada aos 5-6 anos de idade, altura em que a orelha atinge a sua forma final o que também coincide com a entrada na escola primária, mas pode ser realizada em qualquer altura após esta idade.

As incisões são realizadas atrás da orelha (pelo que não serão visíveis) e a cirurgia é realizada sob anestesia geral na criança e sob anestesia local ou geral na idade adulta.
 
 
 
 
 
 

Rinoplastia

 
 
 
 
A rinoplastia é a cirurgia que permite a modificação da forma do nariz. É realizada com objetivos estético e/ou funcional, tornando o nariz mais bonito e harmonioso com a face ao mesmo tempo que permite que a pessoa respire bem pelo nariz.

O termo rinosseptoplastia pode ser utilizado quando se modifica a forma do nariz e se associa a correção do desvio do septo nasal (septoplastia) causador de obstrução nasal.

Do ponto de vista estético as modificações habitualmente realizadas são: tornar o nariz direito na face, remoção de bossa nasal, afilar a ponta nasal ou reduzir o tamanho do nariz. Existem outras situações como a correção de traumatismos nasais ou deformidades congénitas como o nariz de doentes com lábio leporino.

O objetivo é que o nariz operado tenha um aspeto natural, seja adequado e harmonioso na face sem a aparência de ter sido operado.

Os objetivos da cirurgia são sempre ... Leia mais
 
 
 
 
 
 

Bichectomia

 
 
 
 
Este procedimento cirúrgico é indicado para quem deseja melhorar o contorno do rosto através da redução do volume das bochechas; com o objetivo de ter um rosto mais fino.

A Bichectomia é realizada sob anestesia local.

Por meio de uma pequena incisão intra-oral se realiza a extração de uma parte da bola de Bichat, de forma volumetricamente simétrica.

 
 
 
 
 
 

Tratamentos

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Artigos Relacionados

 
 
 
Bichectomia
 
Bichectomia.
 
Quer tornar o seu rostro mais fino? Bichectomia Um dos procedimentos na cirurgia facial mais procurados atualmente por quem deseja um rosto mais fino e harmo...(continuar a ler)
 
 
 
Bichectomia
 
Redução da testa ou Frontoplastia. Uma cirurgia segura e eficaz
 
A conformação 3D do osso da testa e a linha de implantação do cabelo definem esteticamente a...(continuar a ler)
 
 
 
Bichectomia
 
Rinoplastia ultrassónica – inovação e revolução na rinoplastia
 
A maioria das pessoas que procuram uma cirurgia de rinoplastia pretende...(continuar a ler)