Na maioria dos pacientes com alterações dentofaciais, é necessário reposicionar a maxila e a mandíbula para alcançar uma correta oclusão e harmonia facial. Esse procedimento é conhecido como cirurgia maxilomandibular ou cirurgia ortognática bimaxilar.
A cirurgia ortognática bimaxilar é usada para tratar as seguintes malformações Classe 2, Classe 3, assimetria facial, ou mordida aberta, entre outras, quando uma cirurgia monomaxilar não é suficiente para reparar os problemas do paciente.
A mentoplastia e uma cirurgia ao queixo, para atingir um resultado de excelência nos casos que e necessário, de ter indicação , esta deve ser realizada no mesmo momento da cirurgia ortognática.
A cirurgia é realizada por incisões dentro da boca, as feridas demoram dez dias a cicatrizar, os pontos são reabsorvíveis e em média a mandíbula é consolidada em 2 meses, e a maxila é consolidada em 4 meses. A estadia média na clínica é de um dia. Será colocado um equipamento de arrefecimento facial para minimizar o edema pós-operatório e a drenagem linfática também será realizada no segundo dia de pós-operatório.
Durante os 3 meses após a cirurgia, serão realizadas várias sessões de fisioterapia e terapia da fala, juntamente com o acompanhamento do cirurgião, para uma excelente recuperação funcional.