Com mais de 9 anos de experiência clínica, orientou a sua carreira médica para um trabalho de especialização na área da dor orofacial e disfunção da articulação temporomandibular.
O expoente máximo da sua carreira como médico ocorreu com a defesa da sua tese de doutoramento em Cirurgia Maxilofacial na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa em 2018, que coincidiu com a sua entrada na Sociedade Europeia de Cirurgiões da Articulação Temporomandibular, tornando-se no primeiro médico português a integrar esta prestigiada sociedade. Neste momento é Professor Auxiliar Convidado da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.
Tem contribuido para o desenvolvimento das técnicas minimamente invasivas para tratamento da disfunção da articulação temporomandibular. Na área científica conta com vários prémios de investigação e conferências internacionais que lhe permitiram ter uma visão de progresso e desenvolvimento na área da medicina regenerativa e biomateriais inteligentes. Um dos prémios que destaca foi o prestigiado prémio de jovem investigador na área da dor em 2015 pela Fundação Grunenthal.
Após 6 anos de trabalho em algumas organizações de saúde de referência em Portugal, em 2016 decidiu fundar em parceria com o seu colega David Sanz um projeto sólido na área da Cirurgia Facial com o objectivo de oferecer um conjunto de serviços inovadores na sua área de especialização.
Com cerca de 14 anos de experiência clínica, orientou a sua carreira médica para a área da cirurgia ortognática, disfunção da articulação temporomandibular e apneia obstrutiva do sono. Fundou a sociedade portuguesa de disfunção da ATM e dor orofacial, que tem a honra de presidir.
Após 8 anos de trabalho em algumas organizações de saúde de referência em Portugal, em 2016 decidiu fundar em parceria com o seu colega David Ângelo um projeto sólido na área da Cirurgia Facial com o objectivo de oferecer um conjunto de serviços inovadores na sua área de especialização.
A formação é uma área de interesse, tendo organizado e sido formador de múltiplos cursos em Portugal. Tem no seu currículo múltiplas conferências nacionais e internacionais em diversos temas que têm prestigiado o trabalho científico em Portugal.
Formado numa das melhores Faculdades de Medicina do Brasil, a prestigiada Universidade de São Paulo (USP), especializou-se em Cirurgia de Cabeça e Pescoço no Hospital das Clínicas em São Paulo. Mudou-se para Portugal em 2007 onde se tornou especialista de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cervicofacial.
A incorporação de valências de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cervicofacial aprendidas em Portugal à sua experiência em Cirurgia da Cabeça e Pescoço adquirida no Brasil levou o seu conhecimento e expertise cirúrgico na área muito mais além, permitindo uma abordagem mais completa do doente.
Em cirurgia de Cabeça e Pescoço a experiência cirúrgica e a relação Médico-Doente é de extrema importância, pois nesta região do corpo encontram-se não só órgãos vitais como também estruturas importantes para a qualidade de vida: paladar, movimentação da face, sorriso, voz, respiração. Por isso, a abordagem humana e realista desses doentes e de suas famílias é um dos pilares da sua atuação.
Neste momento, com 16 anos de experiência clínica, dedica-se à Cirurgia de Cabeça e Pescoço em todas as suas vertentes: tiróide, glândulas salivares, quistos cervicais, diagnóstico de massas cervicais, cancro da cabeça e pescoço, reconstrução, traqueostomias. Voz é outra área a que se dedica e que tem grande relação com a Cirurgia de Cabeça e Pescoço, fazendo parte da primeira equipa a realizar cirurgia de reinervação laringea em Portugal, utilizada em algumas paralisias da corda vocal em 2018.
Formada em instituição de referência nacional da especialidade, orientou a sua formação para a Medicina Oral, valência que se dedica ao diagnóstico e tratamento das diferentes patologias da boca e lábios.
Conta com 5 anos de experiência clínica nesta área que está a desenvolver-se nestes últimos anos em Portugal, trabalhando actualmente em duas vertentes inovadoras relacionadas:
1 – Integra a primeira equipa de investigação clínica em Portugal a estudar a utilização da técnica de endoscopia de contacto no diagnóstico e acompanhamento das diferentes lesões da boca e lábios, trabalho original a nível mundial. O Instituto Português da Face é o primeiro centro privado a dispôr desta tecnologia avançada para diagnóstico rigoroso das diferentes lesões da mucosa oral e labial.
2 – Utilização de diversos tipos de laser no tratamento de diferentes lesões enquadradas na área da Medicina Oral e no tratamento da roncopatia. É sócia-fundadora e faz parte da direção da SPALO – Sociedade Portuguesa de Aplicações de LASER Oral.
Além de uma experiência única na sua área de actuação, tem ainda uma rede de referenciação de qualidade garantida para uma abordagem mais especializada e multidisciplinar dos seus doentes com patologia que tem grande impacto na qualidade de vida dos doentes como as aftas orais, boca seca, lesões brancas na boca, líquen plano oral, síndrome de boca ardente, lesões orais pelo vírus HPV entre outras entidades frequentes na boca e lábios.
Especialista em Otorrinolaringologia, orientou desde cedo a sua formação para a área do diagnóstico e tratamento das doenças do nariz e dos seios perinasais, subespecialidade da Otorrinolaringologia chamada Rinologia. Estagiou no Academisch Medisch Centrum (Amesterdão-Holanda), centro de referência europeu na área da Rinologia, e fez diversos cursos internacionais nessa área.
Dedica-se fundamentalmente ao tratamento médico e cirúrgico das doenças do nariz, seios perinasais e órgãos vizinhos (trompa de Eustáquio, via lacrimal). Fazem parte da sua área de diferenciação a cirurgia nasal estética e funcional (rinoplastia, septoplastia) e as técnicas mais recentes da cirurgia endoscópica para o tratamento da rinite, rinossinusite crónica, tumores nasais, disfunção da trompa de Eustáquio e patologia da via lacrimal.
Faz parte do corpo docente de cursos nacionais e internacionais dedicados à cirurgia endoscópica naso-sinusal e da base do crânio. Nos últimos anos tem sido convidado para a international faculty de congressos de rinologia e otorrinolaringologia geral. Foi vice-presidente da Junior Board da European Rhinologic Society entre 2016 e 2018.
Formada em Medicina numa das mais antigas e prestigiadas Universidades em Espanha, Universidade de Santiago de Compostela, realizou posteriormente um Mestrado em Medicina Estética e outro em Tricologia e Transplante Capilar na Universidade de Alcalá em Madrid. Exerceu a sua atividade profissional nas melhores clínicas da especialidade em Espanha e agora em Portugal, onde teve a oportunidade de desenvolver e aperfeiçoar os métodos e técnicas mais eficientes no tratamento dos seus pacientes. Participa com regularidade nos congressos, conferências, seminários, cursos práticos e workshops que decorrem em Portugal e no estrangeiro.
É membro da Sociedade Portuguesa de Medicina Estética e Anti envelhecimento e do World FUE Institute.
Atualmente é a responsável pelo Departamento de Medicina Estética e Transplante Capilar do Instituto Português da Face.
Especialista em Neurologia, tendo feito estágios formativos na área da neuro-imuonologia em centros internacionais de referência, nomeadamente no Cemcat (Centre d'Esclerosi Mútiple de Catalunya) do Hospital de Vall d’Hebron, em Barcelona e no Nuffield Department of Clinical Neurosciences, da Universidade de Oxford. Complementou ainda sua formação na área da investigação translacional e clínica através da conclusão do Portugal Clinical Scholars Research Training, ministrado pela Harvard Medical School, em parceria com a Fundação para a Ciência e Tecnologia. Tem no seu currículo a publicação de vários artigos científicos e apresentou múltiplos trabalhos em formato poster e comunicação oral em congressos nacionais e internnaciais. Actualmente, é responsável pelo Departamento da Neurologia do Instituto Português da Face, com especial enfoque na abordagem e tratamento das cefaleias e dores crânio-faciais.
Realizou a sua formação em Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética, no Serviço de Cirurgia Plástica mais tradicional do país. Desde cedo, aprofundou conhecimentos na área da cirurgia mamária estética e reconstrutiva, da medicina e cirurgia estética da face e na área de cirurgia de contorno corporal. No que diz respeito à cirurgia da mama, foi durante 4 anos elemento da equipa de reconstrução mamário num dos maiores hospitais do país. Foi convidado como formador em vários cursos, desde pré-graduados a pós-graduados, colaborando, frequentemente, na formação de novos médicos na Universidade de Medicina de Lisboa.
Com mais de dez anos de prática clínica, foi em 2013 que decidiu direcionar a sua carreira de forma a especializar-se na área de DTMVE Dor Orofacial. Desde então, o seu percurso formativo tem sido desenvolvido neste âmbito, contando até ao momento com inúmeras formações, de carácter nacional e internacional.
À medida que foi consolidando o seu conhecimento com a experiência profissional, decidiu dedicar-se exclusivamente a esta área, em que, além do exercício clínico, leciona em contexto de formação avançada.
Licenciatura em Fisioterapia pela Escola Superior de Saúde Jean Piaget de Macedo de Cavaleiros
Pós-graduação em Fisiopatologia do sistema músculo-esquelético, crânio-mandibular, crânio-cervical e dor facial com o Prof. Dr. Mariano Rocabado
Curso Internacional de Dor Orofacial Disfunção Temporomandibular e Oclusão, pela ECDS - European Center for Dental Specialties.
Licenciada pela Escola Superior de Tecnologias da Saúde de Lisboa (ESTeSL), conta com 11 anos de experiência clínica em contexto hospitalar e em distintas instituições de saúde.
Do seu percurso formativo até ao momento destacam-se inúmeras formações, de carácter nacional e internacional, que tem permitido desenvolver e aperfeiçoar os seus conhecimentos especialmente na áreas da Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Disfunções da ATM, Dor Orofacial e Sono. Mestre em Fisioterapia em Condições Músculo-Esqueléticas pelo Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), a Nova Medical School/ Faculdade de Ciências Médicas (NMS/FCM), Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP), e reconhecido pela International Federation of Orthopaedic Manipulative Physical Therapy (IFOMPT), Approved Learning Institutions.
Pós-Graduação em Fisiopatologia do Sistema Músculo-Esquelético crâneo-mandibular, crâneo-cervical e dor facial com o Prof.Dr. Mariano Rocabado - Universidad Andrés Bello.
Formação no Tratamento Físico do Edema - Méthode Leduc com o Prof. Dr. Albert Leduc - Ecole de Drainage Lymphatique ,Bruxelas e Prof. Dr. Nuno Duarte do IPOLFG.
Monitora de estágio da Licenciatura em Fisioterapia.
Membro associado da Sociedade Portuguesa de Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial (SPDOF).
Iniciou sua carreira na prática clínica em Higiene oral em 1991, após o bacharelado da fmdl, tendo feito anos mais tarde a licenciatura na mesma área já no Isave.
Depois de alguns anos contraiu uma doença autoimune, o vitiligo. Após consultar e ser acompanhado por dermatologistas sem sucesso, resolveu tentar a medicina chinesa. Após obter resultados surpreendentes em 6 meses( não tendo até ao momento qualquer resquício de vitiligo); Iniciou seus estudos em medicina tradicional chinesa durante 5 anos.
Cursou acupunctura sobretudo em patologia osteo articular e emagrecimento, dedicando-se mais ao tratamento da dor recorrendo a acupunctura distal e a introduzir a acupuntura na prática clínica em medicina dentária, sobretudo em problemas de bruxismo, trismus, limitação da abertura da boca, disfunção da ATM, parestesia e paralisias faciais e dor orofacial.
Em 2012 com o objectivo de melhorar e proporcionar aos meus pacientes um tratamento mais abrangente, iniciou o mestrado em medicina dentária no instituto Egas Moniz.
Neste momento integra sempre que necessário a acupunctura na prática clínica diária.
Iniciou o seu percurso académico e formativo nas tecnologias da saúde na área da radiologia, graduando-se em Fonoaudiologia pela Universidade Católica de Pernambuco (Reconhecimento de Grau Académico de Licenciatura pela Universidade do Algarve-Portugal), conta com mais de duas décadas de experiência em contexto clínico e hospitalar, sendo o foco da sua intervenção clínica a reabilitação terapêutica das disfunções do sistema estomatognático secundárias as cirurgias ortognáticas, traumas faciais, disfunções temporomandibulares e disfagias orofaríngeas. Das especialidades que acumulou ao longo da sua carreira profissional, se destaca como Especialista em Motricidade Orofacial e Especialista em Disfagias Orofaríngeas, tendo como relevância a avaliação da deglutição por meio do exame de Videofluoroscopia da Deglutição, implementando esta valência em diversos hospitais como consultor e formador. Sendo a área do idoso, uma área de seu especial interesse, tem especialização em Geriatria e Gerontologia pela Universidade de Aveiro e Pós-graduação em Gerontologia pela Universidade Católica Portuguesa.
Enfermeira brasileira licenciada há 10 anos na Unip - Universidade Paulista, Campinas/SP./Brasil.
Atuou como enfermeira chefe em Auditoria, Enfermaria, Urgência e Emergência.
Nos últimos 5 anos atuou como enfermeira Assistencial e Gerencial em um Pronto Atendimento de Oftalmologia. Resolveu ir morar na Europa para expandir os seus conhecimentos, mostrar o seu trabalho e agregar valores ao seu Curriculum.
No momento tem a oportunidade de desenvolver o seu trabalho no Instituto Português da Face a acolher o utente de maneira holística e humanizada.
GESTÃO CLÍNICA
JOÃO AMORIM
Chief Operating Officer
Saber mais
João Amorim
Chief Operating Officer
É licenciado em Ciências Biomédicas pela Universidade de Aveiro e frequenta o mestrado em Gestão da Saúde na Universidade Nova de Lisboa.
O seu percurso profissional foi sempre relacionado com a área da saúde, numa primeira fase associada à gestão e consultoria em farmácias e, posteriormente, experenciou a indústria farmacêutica colaborando com uma multinacional portuguesa.
A saúde é o que o move, mas a gestão é o que o satisfaz, sendo que no IPF tem o melhor dos dois mundos.
SARA RAMOS
Gestão Administrativa
Saber mais
SARA RAMOS
GESTÃO ADMINISTRATIVA
Formada em relações públicas e publicidade, orientou a sua formação e experiência, de mais de 17 anos, na área da saúde. Lidar com as pessoas tem sido mais do que uma área de interesse, mas uma profissão.
Tem pautado a sua ação em várias empresas no domínio da medicina generalista e de várias especialidades, assumindo funções administrativas, organizacionais e de recursos humanos.
Para além da sua experiência, tem uma rede de referenciação a diferentes níveis de contextos médico e nas suas abordagens multidisciplinares.
Sendo que o foco na comunicação com o paciente, o rigor nos procedimentos e a ética profissional, constituem uma mais valia na equipa do Instituto Português da Face.
ELIANA BRITO
Gestão Utentes
Saber mais
ELIANA BRITO
GESTÃO UTENTES
Eliana começou a sua carreira profissional aos 23 anos na área de atendimento ao cliente, onde se dedica até hoje.
Sempre fomentou o gosto pelas relações humanas e a sua empatia para lidar com o público sempre fez com se distinguisse, nos diferentes empregos por onde passou e onde tem enriquecido a sua carreira.
Actualmente a desempenhar pela primeira vez na área da saúde, espera aperfeiçoar ainda mais as suas competências junto do atendimento ao público.
Inês Filipe
Gestão Utentes
Saber mais
Inês Filipe
GESTÃO UTENTES
Aos 18 anos Inês começou a sua carreira profissional. Tem experiência no atendimento ao público, atendendo sempre com a máxima simpatia.
Integrou se no IPF em Fevereiro de 2020. Quer crescer com a equipa e pacientes e apurar os seus conhecimentos na área da saúde e do atendimento de excelência.