O dicionário da Rinoplastia

 
 

Perceba melhor a rinoplastia ao conhecer alguma anatomia do nariz

 

por Instituto Português da Face

 
Share on Facebook
Tweet
 
Rinoplastia é a cirurgia que permite melhorar alterar a forma do nariz, melhorando a sua estética e a sua função respiratória.

Rinosseptoplastia para reforçar a ideia que no mesmo tempo da rinoplastia é realizada a correção do septo nasal, por vezes é usado o termo rinosseptoplastia (rinoplastia + septoplastia = rinosseptoplastia) embora actualmente qualquer cirurgião experiente em rinoplastia realiza, sempre seja necessário, a correção do desvio do septo nasal melhorando assim a função respiratória.

Rinoplastia aberta ou rinoplastia fechada chama-se rinoplastia fechada quando são realizadas incisões endonasais (que ficam no interior do nariz). Na rinoplastia aberta, para além das incisões endonasais é também realizada uma incisão na columela (ver anatomia em cima). No passado existiam congressos em que se discutia exaustivamente este tema. Na verdade, porque a cicatriz da incisão é quase sempre impercetível, nos dias de hoje esta discussão praticamente desapareceu. A seleção da abordagem (aberta ou fechada) vai depender da complexidade do caso, sendo que se privilegia a rinoplastia aberta em casos de revisão (casos em que o doente já tinha sido operado de rinoplastia previamente) porque permite uma melhor exposição das estruturas do nariz.

 
 
Rinoplastia de preservação versus rinoplastia estruturada este é, actualmente, o tema mais na moda em rinoplastia. A rinoplastia de preservação é uma técnica já antiga, mas que voltou a estar em destaque. A rinoplastia de preservação é utilizada em casos em que se pretende diminuir o tamanho do nariz. Para se perceber o conceito, pensemos numa casa de dois andar com um telhado, em que o telhado corresponde ao dorso do nariz. Na rinoplastia estruturada para diminuir o tamanho do nariz temos que remover o telhado e o 2º andar para depois reconstruir um novo telhado em cima do primeiro andar (e assim obter um nariz, “a casa”, mais pequeno). Na rinoplastia de preservação é como se removêssemos as paredes do 1º andar e todo o prédio desce em bloco, preservando assim o telhado e evitando assim o trabalho da sua reconstrução. O resultado é o mesmo, mas com muito menos passos cirúrgicos no caso rinoplastia de preservação. O termo preservação surge porque o “telhado” é preservado assim como outras de estruturas do nariz (ligamentos, cartilagens e músculos) durante a cirurgia.
Para saber mais leia o artigo sobre rinoplastia de preservação.

Rinoplastia ultrassónica a rinoplastia ultrassónica é o nome dado à rinoplastia quando se utiliza para as osteotomias (cortes no osso) um instrumento piezoelétrico que corta osso por acção de ondas sonoras de alta velocidade, em vez de se usarem escopros e osteótomos auxiliados por martelo para esse corte. Assim se percebe que uma rinoplastia estruturada ou de preservação pode ser também ultrassónica consoante se use ou não o piezoelétrico.
Para conhecer as vantagens desta técnica leia o artigo sobre rinoplastia ultrassónica.

Rinoplastia de precisão termo celebrizado pelo Dr. Emre Ilhan em que são utilizadas brocas para além do instrumento piezoelétrico para desgaste e corte do osso. A utilização destes instrumentos permite que o cirurgião consiga ter precisão e controlo, na remoção da bossa do nariz (com broca) e nas osteotomias (com o piezoelétrico).


Rinomodelação enquanto que a rinoplastia é um procedimento cirúrgico e definitivo, a rinomodelação é um procedimento não cirúrgico em que são injectados no nariz preenchimentos (fillers), habitualmente o ácido hialurónico, com o objectivo de melhorar a forma do nariz. Estes preenchimentos poderão permanecer no nariz por um período de 12 meses. Como se percebe, a rinomodelação não permite diminuir o tamanho do nariz mas antes corrigir/camuflar algumas deformidades com consequente melhoria estética.

 
 
 
 

Outros artigos relacionados

 
 
 
Rinoplastia Ultrassónica
 
A inovação e revolução na rinoplastia.
 
 
 
O Instituto Português da Face
 
Afinal, o IPF foi um sonho.
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Faça Já a sua Pré-marcação