Rinoplastia é a cirurgia que permite melhorar alterar a forma do nariz, melhorando a sua estética e a sua função respiratória.
Rinosseptoplastia para reforçar a ideia que no mesmo tempo da rinoplastia é realizada a correção do septo nasal, por vezes é usado o termo rinosseptoplastia (rinoplastia + septoplastia = rinosseptoplastia) embora actualmente qualquer cirurgião experiente em rinoplastia realiza, sempre seja necessário, a correção do desvio do septo nasal melhorando assim a função respiratória.
Rinoplastia aberta ou rinoplastia fechada chama-se rinoplastia fechada quando são realizadas incisões endonasais (que ficam no interior do nariz). Na rinoplastia aberta, para além das incisões endonasais é também realizada uma incisão na columela (ver anatomia em cima). No passado existiam congressos em que se discutia exaustivamente este tema. Na verdade, porque a cicatriz da incisão é quase sempre impercetível, nos dias de hoje esta discussão praticamente desapareceu. A seleção da abordagem (aberta ou fechada) vai depender da complexidade do caso, sendo que se privilegia a rinoplastia aberta em casos de revisão (casos em que o doente já tinha sido operado de rinoplastia previamente) porque permite uma melhor exposição das estruturas do nariz.