Super PRP na Articulação Temporomandibular

 
 

Protocolo específico desenvolvido pelo Instituto Português da Face

 

Único centro em Portugal com protocolo Super PRP para ATM

 

por Prof. Dr. David Ângelo

 
Share on Facebook
Tweet
 
De forma simples: Super PRP = PRP + ácido hialurónico.
Mas o que é afinal o PRP e o ácido hialurónico?

O plasma rico em plaquetas (PRP) resulta da centrifugação do sangue do doente. Dessa forma vamos conseguir obter uma grande concentração de plaquetas que, depois de ativadas, vão ter as seguintes vantagens: (1) libertação de fatores de crescimento que vão ajudar na regeneração articular; (2) reduzir a resposta inflamatória; (3) contribuir na remodelação intra-articular; (4) contribuir na síntese da matriz extracelular; (5) estimular a proliferação de condrócitos.
 
PRP: Plasma Rico em Plaquetas
 
PRP: Plasma Rico em Plaquetas
 
Por sua vez, o ácido hialurónico que usamos para a injetar na articulação vai: (1) melhorar a lubrificação articular; (2) fornecer nutrientes adequados à articulação; (3) estimular a produção de ácido hialurónico endógeno, atrasando a evolução das doenças articulares. A maioria dos estudos publicados mostra que após artrocentese ou artroscopia, realizarmos uma viscossuplementação com PRP ou com ácido hialurónico reduz a dor e melhora a função articular.

É muito frequente, após tratamentos minimamente invasivos (artrocentese, artroscopia) da articulação temporomandibular (ATM), viscossuplementar a articulação com ácido hialurónico ou (PRP). Os estudos mostram que ambos tratamentos são globalmente seguros e eficazes, mas com efeitos diferentes na ATM.
 
Ácido Hialurónico
 
Ácido Hialurónico
 
E por que não juntar o melhor efeito do PRP e do ácido hialurónico?
Esta ideia também nos fez sentido, e foi por isso que no Instituto Português da Face começámos a juntar o ácido hialurónico e o plasma rico em plaquetas para administrar na articulação temporomandibular, chamando a este novo manipulado: Super PRP.

Esta nova abordagem foi uma invenção do Instituto Português da Face?
Não. Foi uma adaptação ao que está a ser feito pela ortopedia para tratamento de patologia osteoarticular do joelho. Os estudos ortopédicos apresentam bons resultados com esta abordagem, com total segurança para o doente. Foi por isso que desenhamos um protocolo específico de preparação do Super PRP para a ATM e os primeiros resultados são promissores, sobretudo em doentes com osteoartrose.

Quais as principais vantagens da injeção de Super PRP?
Estas vantagens parecem estar relacionadas com o efeito sinérgico do ácido hialurónico e do PRP na redução das citocinas inflamatórias (CD44, TGF-BRII), promovendo assim uma redução da resposta inflamatória e promovendo a regeneração articular, sobretudo em casos de osteoartrose avançada, onde o ácido hialurónico por si só não consegue ter um efeito regenerativo. De forma resumida conseguimos regenerar e lubrificar no mesmo procedimento.

Já existem alguns resultados preliminares na aplicação de Super PRP na articulação temporomandibular?
Sim. Os nossos resultados preliminares na articulação temporomandibular são bastante promissores e mostram que o efeito se prolonga no tempo e parece prevenir o agravamento da patologia articular. A associação do ácido hialurónico com o PRP (SUPER PRP) com o nosso protocolo específico para a ATM é promissor na patologia intra-articular, reduzindo a dor, aumentando a abertura da boca, melhorando a função articular e atrasando a progressão da patologia articular.

A injeção de super PRP na articulação temporomandibular é segura?
Não houve complicações descritas com esta nova abordagem o que parece sugerir que o tratamento é seguro. Na ortopedia, onde o procedimento é mais usado, também não estão descritas complicações.
 
 
 
 

Outros artigos relacionados

 
 
 
10 Realidades sobre Disfunção Temporomandibular
 
Baseado na investigação Italiana de Estudos das Disfunções Craniomandibulares.
 
 
 
O que é afinal a Articulação Temporomandibular?
 
A articulação temporomandibular (ATM) é a mais usada no corpo humano.
 
 
 
A Disfunção da Temporomandibular
 
A doença desconhecida que cada vez tem mais impacto na nossa sociedade.
 
 
 
 
 
 
 

Faça Já a sua Pré-marcação