FEMINIZAÇÃO E MASCULINIZAÇÃO

DEPARTAMENTO DE FEMINIZAÇÃO E MASCULINIZAÇÃO

No Instituto Português da Face temos uma equipa cirúrgica multidisciplinar para conseguir os melhores resultados, realizando uma escultura facial de acordo com as suas necessidades.



A cirurgia de Feminização Facial e Masculinização Facial são um conjunto de procedimentos cirúrgicos projetados para suavizar e modificar características faciais, exageradas ou não-harmónicas, e que, portanto, são decisivas na identificação visual do género facial.

 

Estes procedimentos estão indicados no processo de mudança de género ou para destacar o género facial desejado. Procedimentos como , alteração da linha capilar, frontoplastia ou “cirurgia da bossa da testa”, cirurgia malar ou “pómulos”, rinoplastia, e contorno mandibular e mento ou “queixo” estarão indicados a realizar de acordo com cada caso.

FALE CONNOSCO

A face é o nosso bilhete de identidade, permitindo definir o rosto masculino e feminino através de padrões faciais específicos. Nos casos de feminização facial, mesma cirurgia se pode incluir modificação da cartilagem proeminência laringea ou “maça de Adão ou gogó” e realizar alteração da voz.


Após a cirurgia será importante acompanhamento pela Medicina Estética para potenciar os efeitos da cirurgia.


Será necessária o acompanhamento por fisioterapia, endocrinologia e por vezes psicologia.


SINTOMAS

  • Testa Prominente
  • Queixo Quadrado
  • Maçã de Adão Proeminente
  • Queixo Masculino
MARCAR CONSULTA

A FEMINIZAÇÃO E MASCULINIZAÇÃO FACIAL

FEMINIZAÇÃO FACIAL

Feminização facial abrange um conjunto de procedimentos cirúrgicos no esqueleto ósseo e tecidos moles como a região frontal, malar, nariz, lábios, mandíbula e mento, que alteram os traços faciais masculinos, harmonizando a face num rosto feminino.

MASCULINIZAÇÃO FACIAL

Por outro lado a masculinização facial permite transformar um rosto feminino num rosto masculino através de procedimentos cirúrgicos na região dos molares, da mandíbula/ mento. Através de um planeamento virtual é possível planear os movimentos das estruturas da face, a colocação de próteses à medida para potenciar os traços masculinos adaptados a cada caso.

MARCAR CONSULTA

FRONTOPLASTIA - FEMINIZAÇÃO DA TESTA

O que é o procedimento?

A frontoplastia é um procedimento cirúrgico estético que tem como objetivo diminuir o tamanho da testa, elevar as sobrancelhas e reduzir as linhas de expressão na região frontal do rosto. Durante a cirurgia, o cirurgião plástico realiza incisões no couro cabeludo e empurra a pele para baixo da linha capilar, proporcionando os resultados desejados.


Quais os sinais e sintomas? - Importantíssimo para a pessoa se identificar

A testa feminina é mais curta, e mais comprida que a masculina. Na forma de implantação da (região) capilar, a feminina tem forma de coroa e do homem esta zona adota uma “M”. Outro ponto de divergência entre homem e mulher é a forma da mesma onde no homem existe uma bossa ou alto, na região central da testa acima da implantação do nariz e os laterais da mesma também são mais acentuados no homem junto com o contorno superior do olho é mais pronunciado. Por fim, a sobrancelha feminina é mais aberta em relação ao olho destacando o olhar, e no homem mais horizontal.


Como é o pós-operatório?

Com as técnicas atuais de planificação virtual e cirurgia ultra-sónica, o pós-operatório tende a ser rápido, normalizando a vida em 15 dias – 3 semanas.

MARCAR CONSULTA

Rinoplastia - Feminização do Nariz

O objectivo é tornar o nariz mais delicado fazendo sobressair outras zonas da face como os olhos. 

 

O nariz feminino é mais pequeno, mais estreito, o dorso pode ser ligeiramente curvo (côncavo) e pode apresentar o chamado supratip break (uma pequena depressão imediatamente acima da ponta nasal), o que confere um toque ainda mais feminino. Para além de reduzir a ponta nasal, a feminização do nariz poderá incluir uma redução da largura das narinas (alar base reduction).

 

O ângulo entre o nariz e o lábio (ângulo nasolabial) e que determina a rotação da ponta nasal, é tipicamente superior a 90º nas mulheres e não deve ultrapassar esse ângulo nos homens. Todos os detalhes são importantes, mas a redução do dorso e a diminuição e rotação da ponta nasal são os mais importantes. 

 

A cirurgia de feminização do nariz é habitualmente realizada sob anestesia geral e, muitas vezes, no mesmo tempo operatório que outros procedimentos de feminização nas áreas da face e/ou pescoço (testa, mandíbula, laringe).



Para remodelação do dorso nasal é usado um instrumento piezoeléctrico (popularmente conhecida como rinoplastia ultrassónica) que permite a esculpir os ossos sem traumatismo, com consequente menor inchaço e praticamente sem equimoses (sem “olhos negros”).

 

O que é extraordinário relativamente a este procedimento é que é praticamente indolor. Poderá existir o desconforto de nos primeiros 2 dias não se conseguir respirar tão bem pelo nariz pela presença de splints de silicone que são removidos às 48 horas pós-operatórias. O penso e a tala nasal são retirados aos fim de 6-7 dias, permitindo já nessa altura ter uma ideia de como ficará o nariz.

MARCAR CONSULTA

BICHECTOMIA

Este procedimento cirúrgico é indicado para quem deseja melhorar o contorno do rosto através da redução do volume das bochechas, com o objetivo de ter um rosto mais fino e menos redondo.


Sob o efeito de anestesia local é feita uma pequena incisão intra-oral para fazer a extração de uma parte da bola de Bichat, de forma volumetricamente simétrica.



É recomendado nas 48h pós-operatório a ingestão de alimentos líquidos e pastosos, retomar à vida de quotidiano 6 dias depois, esperar 4 semanas para realizar exercício físico. Estes dados são sujeitos a ajuste de acordo com o caso clínico de cada paciente.

MARCAR CONSULTA

RETIRADA DA MAÇÃ DE ADÃO

A proeminência laríngea, vulgarmente conhecida como maçã de Adão, é uma saliência da cartilagem da tiróide.

 

A presença de uma maçã de Adão proeminente em mulheres trans pode ser motivo de estigma, uma vez que é associada ao género masculino, constituindo, muitas vezes, um obstáculo à aparência física desejada. Por essa razão, é um procedimento muito procurado em processos de feminização.

 

É uma cirurgia que também pode ser associada a outros procedimentos no mesmo tempo operatório como, por exemplo, a colocação de próteses mamárias, frontoplastia (redução da bossa frontal) ou mentoplastia (processo através do qual é possível feminizar o queixo).

 

A cirurgia de redução da maçã de Adão é realizada em bloco operatório, sob anestesia geral, através de uma incisão menor ou sem incisão (via endoscópica).

 

A recuperação da intervenção é bastante rápida, o paciente pode voltar às atividades normais passado 1 ou 2 dias e praticar exercício físico 2 semanas depois. Os resultados são previsíveis, o que contribui para uma elevada satisfação dos doentes.

 

O Instituto Português da Face tem uma equipa cirúrgica preparada para dar uma resposta adequada às suas necessidades!

MARCAR CONSULTA

FEMINIZAÇÃO DA VOZ

Para alteração da sua voz, é necessário fazer uma avaliação inicial otorrinolaringológica detalhada da anatomia e funcionamento das cordas vocais. Em seguida, será necessário efetuar uma análise detalhada da voz normal falada e em esforço, tendo em conta o uso profissional ou não da voz, e a expectativa do paciente em relação a como gostaria da sua voz final.



Os pacientes que necessitem ou desejem alterações maiores do que a sua anatomia permite, a cirurgia poderá ser a mais indicada. Existem diversas técnicas cirúrgicas disponíveis para proceder à alteração da voz e, em geral, baseiam-se no princípio do som produzido pela vibração de uma corda, neste caso a vocal.

 

Todas as técnicas têm vantagens e desvantagens, algumas técnicas não podem ser utilizadas em alguns doentes e algumas não podem ser associadas a outros procedimentos cirúrgicos e os resultados não são absolutamente previsíveis, mas o pormenor da avaliação prévia permite aproximarmo-nos o mais possível do resultado desejado.

 

A principal contraindicação da cirurgia de alteração da voz é para cantores. Isto porque toda a cirurgia leva a uma cicatriz e esta cicatriz será sempre mais rígida do que o tecido normal do doente. Isso leva à redução da plasticidade da voz, que é a característica fundamental do canto. Por outro lado, os cantores por terem maior plasticidade e domínio do uso da voz, também obtêm melhores resultados com a terapia da fala.

MARCAR CONSULTA
EQUIPA IPFACE DESTACADA PARA O DEPARTAMENTO

COORDENADOR DO DEPARTAMENTO

MARQUE JÁ A SUA CONSULTA

AGENDE A SUA CONSULTA
Share by: