Quistos OdontogénicosQuistos periapicais (radiculares): estes quistos são os mais comuns nos maxilares e estão normalmente associados a dentes sem vitalidade. O tratamento destes quistos consiste no tratamento de canal dos dentes associados e posterior enucleação cirúrgica do quisto. O prognóstico é bom.
Quistos Dentígeros
São os segundos quistos mais comuns nos maxilares do grupos dos quistos odontogénicos. Por definição este tipo de quistos está associado à coroa dentária.
Queratoquisto OdontogénicoEste tipo de quistos pode exibir um comportamento agressivo e por isso várias recidivas. Este tipo de quistos está associado a mutações genéticas.
Quistos Não OdontogénicosEste tipo de quistos está associado à má formação facial e são exemplos: Quisto Globulomaxilar, Quisto Nasolabial, Quisto Nasopalatino.
PseudoquistosEste tipo de quistos não são quistos no verdadeiro sentido da palavra por não serem revestidos por epitélio. No entanto são exemplos dos pseudoquistos: Quisto de Stafne, Quisto Traumático e Quisto Aneurismático.