São indicações formais para exodontia de terceiros molares:
1. Terceiros molares parcialmente erupcionados ou impactados (mesioangulares) com contato com o segundo molar, em que, a junção amelocemento possa provocar uma cárie distal no segundo molar. Esta inclinação mesial provoca uma exposição radicular do segundo molar e dificulta a higiene dessa zona, o que leva à formação de placa dentária e consequente formação de cárie dentária no segundo molar. O terceiro molar deve ser extraído nestas situações para preservar o segundo molar. Em alguns casos pode não ser possível preservar o segundo molar que tem também de ser extraído.
2. Terceiros molares com cárie ou lesões periapicais, sinais de rizálise dentária ou fratura radicular têm indicação para exodontia.
3. Terceiros molares associados a tumores ou quistos odontogénicos têm indicação para exodontia.
4. Terceiros molares localizam-se numa área anatómica que é abordada em diversas cirurgias, nomeadamente na cirurgia ortognática. Faz parte do protocolo pré cirurgia ortognática a exodontia dos terceiros molares.
5. Dois episódios de pericoronarite são indicação para exodontia dos terceiros molares.
6. Poderão existir outras indicações para a exodontia do terceiros molares que devem ser discutidas entre o doente e o médico.
No Instituto Português da Face apenas realizamos exodontia dos 4 sisos inclusos sob o anestesia geral com um protocolo exclusivo que permite ao doente regressar a casa 6 horas após a intervenção.