Paralisia Facial súbita: O que fazer?

 
 

Saiba mais sobre a Paralisia Facial

 

por Prof. Doutor Olivas Menayo

 
Share on Facebook
Tweet
 
O aparecimento de uma paralisia facial súbita pode causar níveis elevados de ansiedade no dia-a-dia. Quanto mais cedo consultar um especialista, mais probabilidades existem de sucesso no tratamento.

A paralisia facial súbita, denominada paralisia de Bell, corresponde ao enfraquecimento repentino dos músculos faciais, geralmente, de um lado da face. As causas deste tipo de paralisia estão normalmente associadas a uma infeção viral ou a uma doença imunológica. Geralmente, a primeira manifestação é dor atrás do olho, sendo que após 48-72 horas a fraqueza muscular tende a intensificar-se, podendo mesmo ser completa em apenas um lado da cara.

Os principais sinais e/ou sintomas são:
  • Assimetria facial;
  • Dificuldade em fechar o olho do lado afetado;
  • Pálpebra descaída;
  • Dor atrás do olho;
  • Dificuldade em sorrir;
  • Menor produção de lágrimas, olhos piscam com menor frequência;
  • Diminuição do paladar e audição do lado paralisado.

Estes quadros clínicos devem ser estudados com rigor pois poderá tratar-se de acidente vascular cerebral (AVC), que deve ser excluído à priori.

O aparecimento destes sintomas gera, frequentemente, elevados níveis de ansiedade nas pessoas por não terem respostas para perguntas como: “Isto vai passar?”; “Quanto tempo vou estar com a face assim?”; “Há solução para o meu problema?”; “Que especialidade médica devo procurar?”.
 
Paralisia Facial súbita
 
Para além das consequências estéticas e funcionais, verifica-se um elevado impacto psicológico nas pessoas que experienciam uma paralisia facial, uma vez que gera ansiedade social em atividades normais do dia-a-dia como falar ou comer em público.

Os tratamentos para a paralisia de Bell, de acordo com a literatura existente podem ser:
  • Medicação (Corticoesteróides, Vitamina B);
  • Fisioterapia para recuperação muscular;
  • Cirurgia - Casos raros e persistentes.

É essencial que assim que surjam os primeiros sinais e sintomas procure um especialista em paralisia facial, uma vez que quanto mais precocemente for realizado o diagnóstico, maior é a probabilidade de sucesso no tratamento.

No Instituto Português da Face dispomos de uma equipa multidisciplinar, coordenada pelo Prof. Doutor Oliva Menayo - Doutorado em Paralisia Facial - disposta a ajudá-lo e tratá-lo.
 
 
 
 

Outros artigos relacionados

 
 
 
A Simetria da Face e do Sorriso
 
Torne a sua face e sorriso mais simétricos.
 
 
 
O que é a Cirurgia Piezoelétrica?
 
Saiba o que é o Piezoelétrico.
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Faça Já a sua Pré-marcação